Os clubes Rotaract e Interact são constituídos por jovens que valorizam a diversidade, equidade e inclusão. Fazemos parte de um movimento global e com prazer aceitamos nas nossas equipas qualquer jovem com interesse em fazer a diferença no mundo, independentemente da sua religião, etnia, tom de pele, cultura, sexo, orientação sexual, situação socioeconómica ou identidade de género. Devemos lembrar-nos que apenas assim conseguimos ser um reflexo das comunidades a que pertencemos e que todos os dias ajudamos a construir.
O mês de junho traz o tema dos Grupos de Companheirismo em Rotary, estes são quase como um universo misterioso sendo muito pouco conhecidos em Portugal. Em inglês “Rotary Fellowships” são grupos internacionais onde os Rotários podem partilhar uma paixão comum. Estes grupos são formados ao redor de um tema, interesse, hobby ou profissão, sendo possível conectarmo-nos com Rotários por todo o mundo que partilham as mesmas visões e interesses. É possível aos Rotaractistas juntar-se a algum grupo já existente, dependendo da abertura do mesmo às camadas mais jovens, por outro lado é sempre possível a criação de um novo grupo de companheirismo!
Assim, nesta edição da revista considerámos relevante a divulgação do grupo de companheirismo LGBT que aceita candidaturas de Rotaractistas. A LGBT Rotarians and Friends Fellowship identifica-se para além de grupo como uma família Rotária. A mesma dedica-se a promover a amizade global, serviço e educação, tendo como objetivo criar comunidades inclusivas, compreensivas e acolhedoras, promovendo sempre a boa vontade e a paz. A sua visão passa pela sensibilização para a criação de uma sociedade que alcance a equidade e igualdade fundamentais para as pessoas LGBT+. Podes descobrir mais sobre esta família em: https://www.rotarylgbt.org/
O Rotary é diversidade, equidade e inclusão!