Mais de um ano depois dos assustadores e solitários dias de isolamento durante a pandemia, Steven “Shags” Shagrin encontrou conforto, alegria e amizade. Ele havia-se juntado a uma comunidade online para pessoas mais velhas, patrocinada pelo seu plano de saúde. Nesse espaço virtual, com milhares de outros participantes podia frequentar aulas e workshops, partilhar receitas, ver filmes ao mesmo tempo ou simplesmente conversar em pequenos grupos.
Em 2023, com o abrandamento das precauções relacionadas com a COVID-19, ficou a saber que o site seria encerrado. No entanto, Shagrin compreendia a importância que aquele espaço de encontro tinha adquirido. Ele recorda ter pensado: “Não posso deixar que isto aconteça.”
Num só dia, o reformado especialista em finanças, que vive nos arredores de São Francisco, construiu uma plataforma quase idêntica chamada ThePlayground Senior Circle (theplaygroundcircle.org). Para sua satisfação, quase 100 pessoas da outra comunidade online juntaram-se ao seu novo grupo na primeira semana, e outras de todo os Estados Unidos rapidamente seguiram o exemplo.
Os membros, que se juntam ao site sem fins lucrativos gratuitamente, podem passar tempo numa sala Zoom disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, que Shagrin compara à sensação de conviver num salão de um dormitório universitário. Podem participar em noites de cinema, cantar em conjunto, jogar, juntar-se a grupos de estudo ou de apoio ao luto, entre outras atividades. “Divertimo-nos, e é por isso que se chama ThePlayground,” explica. “Tal como quando éramos crianças: íamos ao recreio e, se os nossos amigos estivessem lá, ficávamos e brincávamos.”
Estas conexões online enriqueceram a sua vida e deram-lhe um novo propósito: combater a atual epidemia de solidão. “Assumi este projeto como um serviço pessoal,” afirma Shagrin, “porque precisava de ser feito.”
Por: Kate Silver